Improvisação.

28/05/09 - Sobe o pano. Bianca, Marquinhos, e mais alguém que já não lembro foram fazer o comentário e exercício sobre o exercício de postura proposto por tio Stan. Já Geraldo e Dolores foram falar de improvisação.

Quanto ao primeiro, vimos como a postura é o início de qualquer partitura, e como deve manter nosso equilíbrio e energias prontos para o movimento que ela prepara, fizemos brincadeiras com cegueira e cabos de vassoura, a título de experimentação.

Na segunda Geraldo falou muito sobre a improvisação que fornece informações ao ator, e a livre. Quanto a isso lembro do que M. Chekov fala sobre improvisação - É necessário algo definido, um começo e um fim, para que o ator se sinta realmente livre para improvisar - penso o seguinte, mesmo que quem coordena o exercício ou o diretor não tenham dado orientação, o ator vai precisar escolher algo, de seu passado/presente/futuro/imaginação/sonhos/o raio que o parta para começar; a única coisa que se improvisa do nada é o nada.

Nisso Chekov apresenta um programa bem legal para exercitar improvisações. Vou falar um pouquinho dos exercícios propostos.

1 - Escolha um começo e um fim, se possível aleatórios ou contrastantes, depois defina um tempo e comece.

2 - Quando se sentir à vontade, vá inserindo cada vez mais informações, novas marcações no meio da cena, um tema. Procure sempre variar ao máximo e trabalhar com situações contrastantes ou caóticas.

Pronto. Não procure mudar o tempo, mantenho instável. 5 a 10 minutos é suficiente para cada improvisação.

Geraldo trabalhou isso com balões e tempo ritmo, com os balões deveríamos improvisar um movimento, então essa foi nossa largada, e, para desafiar-nos mais, uma música foi solta para improvisar no ritmo oposto ao da música, foi uma bruta confusão. Mas gostei. Aprendi e pensei fazendo.

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