Humano demais

28/4/9 - Sobe o pano. Último dia das apresentações de Stanislavski na disciplina de interpretação. Teoricamente. Cheguei atrasado e perdi a primeira apresentação de Mauro e Camilla. Azar, vi a segunda.

Para mim a noite começou com a apresentação de João e Bianca, fazendo ninguém mais, ninguém menos e Romeu e Julieta, do filme novo, diga-se de passagem. Eu gostei muito da interpretação dos dois, mas concordo com André que foi "interiorizado demais", até para Stanislavski. Era preciso expressar o sentimento que eu acreditei que havia nos dois. Como de costume mestre Tortsóv pediu mais momentos de tensão no drama e eles foram trabalhar, parabéns para os dois.

Thaysa e Evilásio pegaram o segundo bonde chamado desejo. Thaysa evoluiu da primeira cena para a segunda e houve um momento lindo onde Evilásio a fuzilou com os olhos. Muito bacana. André pediu que Evilásio trabalhasse com mais afinco outras intenções da personagem, como seu aspecto dominador, sua força, sua exaltação em alguns momentos da cena e Thaysa mergulhasse mais fundo nos sentimentos da personagem. Com certeza eles fecharão na útlima apresentação.

Depois Ingrid e Beto. Ingrid também evoluiu muito em cena e Roberto, como todo bom ator, resolveu problemas antigos para encontrar novos. Eles passaram por um momento 'transformação' muito bacana em que André nos lembrou a todos que a personagem, assim como nós, humanos, tem infinitas cores e é preciso para o ator pintar e rechear a sua personagem como máximo possível. Quando digo máximo não falo de excesso, falo de riqueza, de diversidade.

A ordem em escapa, confesso, mas acredito que depois de Beto e Guil, fomos nós, eu, Ju e Biaggio para nossa última performance em Álbum de Família, que num balanço geral realmente foi pior que a segunda. Mas como disse a respeito de Roberto "erramos novos erros". Nosso principal mal foi a falta de ensaio, que nos desarmonizou, como André colocou bem; quanto a mim, meu principal erra foi a falta de generosidade. Sou um metido mesmo, preciso aprender a ser menos egoísta e mais generoso. E irei, estou trabalhando duro para isso, é que quando não me policio caio em vícios antigos que desejo como todas as forças deixar para trás.

André e Noronha chegaram para apresentar com Thaty e aconteceu uma coisa muito bonita e muito chata - Eles apresentaram de novo e pouco se pôde ver empenho deles em melhorar a qualidade da cena, essa foi a parte chata. A parte muito bonita foi eles terem sido completamente sinceros e nus, como um ator deve ser, de expor a verdade, não muito agrável para a turma e discutirem o que funcionou e não funcionou numa boa. Levantamos um ponto muito importante vou citar nosso professor aqui "Não sofram, se quiserem sofrer, tenham um emprego normal. Façam teatro para ter prazer, façam com tesão".

Biaggio conversando baixinho comigo levantou algo interessante: Se você trabalha num escritório e você não gosta da pessoa do seu lado, você pode simplesmente ignorá-la. Isso parece fácil mas não é, o ser humano, como qualquer coisa viva é atraente e essa indiferença vai te corroer até a cerne de sua alma. Já no teatro não, se você não conseguir se harmonizar com as pessoas com quem trabalha, jamais chegará ao resultado - um espetáculo. Poderá chegar a imitações feias e grotescas, mas jamais ao resultado. Teatro é muito humanos, até me assusta.

Depois, e era a cena que eu mais esperava na noite - a terceira performance de Paulinha e Tiago, dois atores incríveis. Paulinha cresceu bastante em cena e me levou à beira das lágrimas, coisa que nunca faço. É tão triste a história da personagem deles, e escrita com tanta poesia, fico comovido. Essa história de climax parece ter deixado Tiago um pouco nervoso e ele saiu distribuindo gritos 3x4, coisa que também fizemos na nossa cena, por tocar no assunto. Eles passaram por um momento transformação com prof. Tortsóv, e fico feliz por eles, pois ambos queriam muito e Thiago deu uma reviravolta imensa na sua performance, com um final lindo.

Felipe e Marquinhos perdi porque fui no banheiro e quando voltei já haviam começado, fiquei do lado de fora da sala ouvindo eles pela fresta.

Assisti então Mauro e Camilla, já melhorados e na última apresentação deles. Melhoraram muito, mas Mauro, tu fala muito rápido meu filho, calma, pelamor de Deus. O último pedaço de texto, do café, é muito bom, gosto demais dele.

E a aula foi isso, os outros ficaram para próxima terça.

0 comentários: